Os bicos injetores, ou válvulas injetoras, são, teoricamente, peças autolimpantes. Porém é quase impossível que a qualidade do combustível usado seja controlada, fazendo com que essas peças entupam de vez em quando.
Esse bico é uma válvula eletromagnética que funciona através do movimento de um induzido, a agulha de válvula, com a ajuda do efeito do campo eletromagnético causado por uma bobina.
Ela possui a função de injetar o combustível de forma pulverizada para que a mistura com o ar seja sempre homogênea.
Isso acontece porque muitas vezes os combustíveis são adulterados, deixando o dono do carro sujeito a abastecer seu veículo com misturas químicas que danificam o motor. Com isso, este pode acabar sofrendo problemas futuros, como o acúmulo de sujeira na ponta das válvulas.
Ou seja, por conta disso, os bicos injetores precisem ser higienizados, a fim de retirar todas as impurezas que se alojam dentro deles.
É necessário limpar o bico injetor?
Existem vários testes de limpeza que precisam ser executados para saber se um veículo precisa passar por uma limpeza dos bicos injetores.
Quando um mecânico se depara com um carro que apresenta sintomas de bico injetor sujo, ele precisa passar o scanner no sistema no veículo a fim de verificar se existem falhas em outros atuadores ou sensores antes que o motor seja erroneamente desmontado.
Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas.
Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.
Então, não adianta realizar a limpeza dos bicos sem eliminar a real fonte do problema, já que a sujeira pode ser uma caraterística de um outro defeito existente.
Normalmente, um combustível de boa qualidade faz a limpeza da parte interna do bico injetor, sendo necessário, na maioria das vezes, realizar apenas uma higienização da parte externa da peça.
Esta permanece em constante contato com a câmara de combustão. Então, quando um combustível de má qualidade é usado, este pode acabar originando algum problema por conta da carbonização, o que tampa todas as partes responsáveis pela pulverização do combustível.
Isso acaba minimizando a quantidade de fluido injetado na câmara, já que o acúmulo de sujeira é danoso ao consumo do veículo, acarretando diversos problemas, como falhas na aceleração do motor. Tais dificuldades caracterizam o momento ideal para a realização de uma limpeza do bico injetor.
Ou seja, todo veículo precisa de uma boa manutenção para que seu bom desempenho e funcionamento sejam garantidos.
Há uma forma simples de saber se a limpeza de válvulas injetoras é necessária. Esta se dá quando o carro apresenta “sintomas” específicos ou através do teste de vazão.
Quando limpar o bico injetor?
A limpeza de bicos injetores precisa ser feita quando há um grande acúmulo de sujeira no seu interior, o que é facilmente detectado por aparelhos específicos em testes específicos.
Normalmente, os carros possuem um aviso no painel que alertam o dono do veículo sobre o problema, que é a luz de um símbolo de injeção acessa.
Contudo, esse problema pode ser evitado com algumas dicas simples. Para isso o proprietário do veículo precisa:
- Trocar o filtro de combustível dentro do prazo indicado no manual do proprietário do caro;
- Abastecer apenas em lugares confiáveis;
- Optar pelo uso do combustível aditivado (álcool ou gasolina), pois ele possui substâncias que promovem a remoção de resíduos do sistema de injeção eletrônica.
Como é feita a limpeza do bico injetor?
A limpeza das válvulas injetoras pode ser realizada de duas formas: na máquina de limpeza de bicos através de um ultrassom ou através da aplicação de um produto específico.
Quando a limpeza é realizada através de um ultrassom, a primeira coisa que é acontece é a remoção da caixa do filtro de ar, da mangueira e dos chicotes. Após isso, as válvulas injetoras também são retiradas da flauta do carro e, posteriormente, posicionadas na flauta da máquina de limpeza de bico.
Depois disso, esta é posta em uma cuba com a solução de limpeza através do ultrassom. Este faz com que as partículas contidas nas válvulas se soltem por conta da alta frequência das vibrações do aparelho, o que desobstrui os bicos.
Por último, as válvulas são colocadas novamente na flauta do carro.
Todavia, antes que o ultrassom seja utilizado, alguns testes precisam ser realizados. O primeiro deles é o de resistência, que mede a resistência interna das válvulas injetoras.
Se os valores apresentados pelo multímetro estiverem dentro do esperado, significa que a bobina elétrica está em perfeito estado.
Após a utilização do ultrassom, o veículo precisa passar pelo teste de estanqueidade, o qual verifica a existência de possíveis vazamentos no injetor.
Tal procedimento aplica uma pressão nominal de trabalho nas válvulas injetoras que ficam fechadas durante 1 minuto.
Quando o veículo apresenta injetores de sistemas multiponto, cada bico trabalha com 3 bar de pressão. Já injetores de sistemas monoponto funcionam apenas com 1 bar de pressão ou até menos.
Outro teste bastante realizado para uma limpeza de bicos injetores é o de leque, ou teste de jato. Este analisa a pulverização do combustível através da válvula. Quando um dos orifícios da válvula está obstruído, a formação do leque pode ser prejudicada.
Todos os bicos precisam injetar exatamente a mesma quantidade de combustível, a fim de formas leques semelhantes. Porém não existe uma medida certa para isso, tudo vai depender da observação do mecânico, pois cada tipo de válvula tem um padrão único de leque.
O último tipo de teste que pode ser feito é o de equalização. Este tem como função medir a velocidade de abertura e fechamento da válvula injetora conforme a simulação da rotação do motor.
Outra forma de realizar a limpeza de um bico injetor é por meio da aplicação de um produto específico.
Nesse método, o produto é aplicado na flauta do carro e, logo em seguida, o motor é ligado. Tal produto faz com que a goma que se encontra encrustada no bico injetor seja devidamente diluída.
Com isso, a válvula consegue expulsar a goma após sua abertura, fazendo com que esta queime na câmara de combustão.
Quais os principais cuidados que se deve ter com bicos injetores?
Existem alguns cuidados bastante simples que um motorista deve tomar, a fim de aumentar a vida útil do motor do seu veículo.
Tudo que o proprietário do carro precisa fazer é atentar aos prazos de manutenção do carro, além de ter bastante atenção ao dirigir.
Os cuidados ideais vão desde a troca correta de marcha até o uso de um combustível de qualidade, troca de óleo na quilometragem recomendada, observação do nível de água/aditivo do radiador.
Observou qualquer irregularidade em seu veículo? Estamos à disposição!